[Resenha] As Crônicas de Nárnia, o Sobrinho do Mago



Ola pessoal! Nos últimos dias, ao olhar as coleções que comprei e que ainda tenho que ler me propus um desafio: ler por mês um livro de cada, até que termina uma a uma as coleções. Especialmente, resolvi começar com uma que encanta adultos e diverte crianças: as Crônicas de Nárnia. Vamos lá?


Livro: O Sobrinho do Mago ( As Crônicas de Nárnia Livro 1)
Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Ano: 1997
Skoob: aqui
Compra: Amazon (Volume Único)
Sinopse:A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.


Nas férias, e sem ter o que fazer Digory e Polly se conhecem. Digory, foi morar com seus tios porque sua mãe estava doente. Num momento em que estava chorando ele encontra Polly. Ao conversarem sobre um túnel que passe pelas casas, exatamente uma grudada na outra, eles decidem entrar pela casa de Polly e ir até chegar numa casa abandonada do outro lado da casa de Digory, em busca de tesouro, fantasma ou qualquer aventura. Só não esperavam entrar no quarto secreto do Tio André, que ficava no porão de Digory, um lugar onde o menino era proibido de entrar pela tia.


"Lembrou - se porém da cara feia do tio um momento antes de Polly sumir, e as palavras perderam a eloquência. Pensou: 'Ele está querendo dizer é que pode fazer tudo o que quiser para obter tudo o que desejar.' " Página 18

Ali, Polly é enganada pelo tio André a usar um anel que a deveria enviar ela a outro mundo e cabe a Digory salva - la. Nessas andanças eles encontram aquela que vamos conhecer mais tarde como feiticeira branca e testemunham a criação de Nárnia.


"Nárnia, Nárnia, desperte! Ame! Pense! Fale! Que as árvores caminhem! Que os animais falem! Que as águas sejam divinas!" Página 64

Apesar do título As Crônicas de Nárnia, nesse livro só temos um vislumbre da Nárnia em si. Ele mesmo explica muitas coisas que vemos mais tarde em O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa, como o poste que a Lúcia vê, a feiticeira, a própria Nárnia e até o guarda roupa. Ele é a porta para todas as aventuras.

"É uma história de maior importância, pois explica como começaram as idas e vindas entre o nosso mundo e a terra de Nárnia." Página 11

História: Ela é simples se comparada ao que já conheço de Nárnia (pelo cinema lógico), mas não deixa de ser bela. Ele não apresenta grandes aventuras, ou as batalhas épicas. Nosso primeiro contato com Aslam é formidável! O carinho dele com as crianças, a forma como se preocupa com Nárnia. Por ser um livro de fundo religioso, claramente vemos referências bíblicas aqui. Como a criação de Nárnia. Algumas falas de Aslam são bem significativas.


"Pois, apesar de o mundo não ter mais que cinco horas de idade, o mal já penetrou nele." Página 66

Personagens: Polly e Digory são o retrato de criança mesmo. Num momento estão triste, no outro atrás de aventura, num estão brigados, no outro juntos curiosos. Eles representam mesmo o mais simples da vida. Enquanto tio André, sempre ambicioso, só buscava a si mesmo, os dois pensavam em outras pessoas além deles mesmo. E quando Aslam pediu ajuda para salvar Nárnia, não recusaram ou pensaram duas vezes. Apesar de serem uns amores, é um livro infantil. Não vemos aquele desenvolvimento de personagem, nem amadurecimento. Só a infância pura e crua.


"Quando as coisas vão mal, parece que vão de mal a pior durante certo tempo; mas quando começam a ir bem, parecem cada vez melhores." Página 96

Edição: O meu livro é o volume único, apesar de planejar comprar os outros separados haha, ele vem com orelha, mas folhas são brancas. A capa é linda com Aslam. Cada capítulo (de cada história) vem com um desenho simbolizando o tema.

Considerações finais: O Sobrinho do Mago provavelmente não deve ser a melhor história de Nárnia, mas é um ponto de partida digno. Ele é recomendado para quem for ler todos os livros na sequência (Cronológica) ou também para quem quer descobrir alguns detalhes de Nárnia que não são mostrados nos outros. Um livro para ler sem esperar grandes feitos. Um livro para cristãos se emocionarem com alguns trechos, ou para não cristãos também lerem, ele não se prende só na religiosidade, é um livro comum com começo, meio e fim. Um livro para dar de presente as crianças ou ler para seu filho.


Nota:







P.S: Eu e minhas 500 marcações de quotes haha


Postar um comentário

18 Comentários

  1. Ola,
    Infelizmente essa é uma leitura que não me chama atenção porque não sou fã de fantasia, meu marido leu esse livro porém não gostou tanto ele disse que seria bom ler quando tivermos nossos filhos e como isso vai demorar um pouco passamos para frente.rs .PS: Acho que o título do seu post está errado está como "Cônicas".
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler para os filhos é uma ótima ideia! Obrigada pelo toque flor!

      Excluir
  2. Ola lindona preciso ler esse livro adoro o gênero, sua nota me deixou com receio desse livro. Amo fantasia mas precisa ser muito bem escrito, como gosto muito do gênero vou dar uma chance ao livro. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é realmente um livro um pouco difícil e é fantasia infantil então... Experimenta!
      bjus

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu li As Crônicas de Nárnia já tem um tempo, e confesso que não foi minha melhor leitura. Guardei o livro, porque não consigo me desfazer dos livros, mas não vou reler ele tão cedo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente é difícil. Somos duas haha me imagino com uma biblioteca da Fera haha

      Excluir
  4. Eu amo, amo, amo demais As Crônicas de Nárnia. Então sou suspeita pra falar... Acho a capa desse volume único simplesmente maravilhosa! Sobre o que achou do livro é uma opinião valida, apesar de discordar em alguns pontos. Espero que curta mais as histórias seguintes.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey flor! Ela é linda mesmo! Mas quero todos os livros separados haha. Imagino que eu vá gostar muito! Foi só o início!
      bjus

      Excluir
  5. Olá! Primeiramente, cabe dizer que simplesmente adorei a sua proposta para ler os livros parados na estante! Realmente o um livro por mês funciona sempre e desejo sucesso! Adorei saber que o livro tem personagens crianças e traz essa ingenuidade da infância. Amo livros com dramas familiares e acho que, apesar de superficial, a história deve ser bacana. Também achei linda a capa!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li esse livro. Não me julguem! Apenas nunca tive a vontade genuína de ler.
    Gostei bastante de ver seu ponto de vista sobre a leitura e de conhecer um poco mais sobre o enredo aqui no seu blog.

    Beijo!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Adoro os filmes, mas até hoje não li os livros acredita? Adoro essa representação cristã que existe na história e adorei que você mencionou.
    Gostei muito da resenha e sempre acho esses livros uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  8. Oie!

    Amo demais tanto os livros quanto o filme, Cronicas de Narnia foi uma das melhores fantasias que já li, tirando que foi um dos primeiros livros que li quando nova, então com certeza ele é o meu xodó!

    BJss

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu acabei parando a leitura dessa série. Preciso voltar a ler. Lembro voltar a leitura, m lembro de poucos detalhes da história.
    Acabei parando, por ter me encantando com outros livros rs
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi Gisele.
    Achei excelente sua ideia de ler um livro por mês até acabar os não lidos.
    Você começou super bem! Ainda não li o livro, mas assisti ao filme. É bom que este livro dê um primeiro vislumbre de coisas que serão encontradas em outros volumes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oiii tudo bem???

    Eu li o livro de Narnia e adorei, mas esse conto em si não é o meu preferido, acredito que por amar os filmes acabei me encantando mais pelas histórias deles. O livro não é um livro com a leitura muito facil.
    Mas apesar disso tudo gostei.
    Adorei a resenha.
    Bjs Rafa

    ResponderExcluir
  12. Adoro Nárnia, esse conto é bem interessante mas não é o que eu mais gosto. Mas adorei sua resenha. Ficou ótima.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Não curto muito esse universo, mas gostei de sua resenha, muito bem explicada. Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Heiii, tudo bem?
    Eu apenas vi os filmes e confesso que nao gosto mto.
    Na verdade nunca me animei muito a ler As Crônicas de Nárnia e por isso nao devo nem tentar.
    Foi bom conhecer O Sobrinho do Mago, acho que para quem for ler tudo ou é um fã da saga, vale a pena ler e se aprofundar mais nesse mundo que me parece complexo e único.
    Achei a capa bonita, mas infelizmente nao devo ler.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir