[Resenha 06] Estudos sobre Veneno



Ola, tudo bem? Hoje trago a segunda resenha do DLL 2019 deste mês de Julho, cujo tema é: “Do seu gênero favorito”. E um tema que sempre leio fantasia com romance, amo os dois gêneros, mas quando juntam! Não tem como! Tenho que ler! E o escolhido da vez é Estudos sobre Veneno, primeiro livro da trilogia As Lendas de Yelena Zaltana. Vamos falar sobre ele?




Livro: Estudos sobre Veneno (As Lendas de Yelena Zaltana #1)
Autora: Maria V. Snyder
Editora: Harlequin
Páginas: 416
Ano: 2011
Skoob: aqui

Sinopse: Prestes a ser enforcada, Yelena é agraciada com uma prorrogação extraordinária para sua pena. Ela aceita se tornar provadora de comida e morrer no lugar do Comandante de Ixia. Mas Valek, o chefe da segurança, não deixa brecha para fuga e a envenena com Pó de Borboleta. Somente se apresentando diariamente para ele, Yelena poderá tomar o antídoto. Enquanto tenta encontrar um meio de escapar, rebeldes planejam sitiar Ixia, e Yelena desenvolve poderes mágicos. Sua vida é ameaçada e ela precisa escolher de novo... Estudos sobre veneno, primeiro livro da trilogia As Lendas de Yelena Zaltana, é uma história que encanta como uma poção mágica. O reino criado em detalhes por Maria V. Snyder deixa lugar para novas fábulas com Yelena. Um romance de estreia que impressiona ao mesclar fantasia, suspense e aventura e que foi comparado a Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin pela Publishers Weekly.


Ele abriu um arquivo em sua mesa e conferiu as páginas. "Yelena, hoje pode ser seu dia de sorte," ele disse

Yelena é uma jovem que está a um ano e pouco presa. Presa mesmo, sabe aquelas masmorras bem medievais, com ratos, sem banho, com pão velho e duro? Sim! Desse jeitinho. O motivo? Ela matou alguém. Em Ixia não importa se foi em legitima defesa ou se foi acidente, assassinato resulta em enforcamento. E é isso que ela está esperando a mais de uma de um ano. Ao ser levada a sala do chefe de segurança ela recebe uma proposta diferente da morte (na verdade da morte naquele instante): ser a provadora de comida do comandante.

Tudo seria bem mais simples, se ela própria não tivesse envenenada e todo o dia precisasse do antidoto com o Valek (o chefe de segurança). Então, quanto tenta encontrar um forma de sobreviver (procurando a receita do antidoto ela recebe uma visita que revela que tem magia descoberta (se é condenação a morte em Ixia), tudo isso em meio uma intriga política...

Yelena, é forte, enfrenta o que vier (a bichinha passou poucas e boas por causa desses venenos), é uma narradora boa, te envolve na história dela. Com ela conhecemos os outros personagens, eu não vou dar nome aos bois e contar um pouco de cada um porque quero dar um suspense sobre o envolvimento amoroso dela.



(...) Parte dos conselheiros do Comandante atribuía funções baseando-se na habilidade e na inteligência, não no sexo da pessoa.

A narrativa é gostosa, eu li super rápido. Não é daquelas fantasias cheias de ação, é uma fantasia de com romance, então acaba sendo romance em um novo universo fantástico. Universo esse, até que diferente e com toda uma carga de história, política. Bem feito.

E aí? Você já leu esse livro? Já ouviu falar? Vamos conversar?




Postar um comentário

14 Comentários

  1. Que delícia quando a gente ama uma leitura não é?
    Eu não gosto de fantasia, sempre me incomodou e nem sei te falar o motivo, porque já li muito fantasia, mas não gosto.
    Temos uma protagonista muito forte nessa história e de nome marcante Yelena.. Acredito que para quem gosta do genero é uma baita leitura.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu até gosto de ler livros de fantasias, mas desse tipo aí mesmo, que não tem tanta ação, e sim mais romance mesmo. Não conhecia o livro ainda, mas fiquei bem curiosa para ler. Adorei tua resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia o livro e fiquei bem curiosa, principalmente pelo jeito que você descreveu a masmorras em que a protagonista está presa. Já quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Gisele!

    Tudo bem? Eu já tinha visto esse livro circular pela mina time no Instagram e lido algumas coisas interessantes sobre, mas toda resenha acrescenta algo, não é verdade? E a sua me deixou ainda mais curiosa acerca do livro. Saber que a personagem é forte é um super ponto a favor pra mim, sem contar a questão de a narrativa ser gostosa o que faz a leitura fluir muito melhor!

    Beijinhos
    www.equipenerd.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Esse é um daqueles livros que já tinha visto por aí, mas que não dei muita importância. Adoro livros que misturam romance e fantasia, mas não gosto quando o lado político é muito forte. Hoje em dia, todo mundo usa Game of Thrones como referência por causa do enorme sucesso da série de TV, mas eu não gosto muito dela, nem dos livros escritos por George R. R. Martin. Então fico na dúvida sobre o livro.
    Com amor, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  6. Oh gente, tem tempos que eu não leio uma fantasia medieval, mas parece que essa é bem legal né? Que situação da mocinha já estava difícil agora ainda é envenenada fiquei curiosa para saber como ela se salva dessa situação.

    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gisele! Tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, para falar a verdade faz muito tempo que não leio uma fantasia medieval. Que bom que você adorou a leitura, é ótimo quando isso acontece. Como gosto muito de romances, e você citou que é uma mistura de fantasia medieval e romance, vou ser obrigada a colocar mais um livro na minha lista de próximas leituras. A cada resenha que eu leio, é mais um livro que adiciono. hahahahaha


    Beijos,

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Logo que este livro foi lançado eu desejei muito lê-lo! Mas na época, com tantos livros na lista e sem condições de comprar todos, fui deixando passar... aí o segundo livro foi lançado, mas o terceiro nunca. Quando finalmente a editora lançou foi apenas em e-book e isso me frustrou bastante, confesso. Agora, se quiser ler a trilogia terei que adquirir todos os volumes em e-book, pois não vale a pena ter dois físicos e um em e-book.

    Essa premissa da história era que me fascinada, a mistura de romance com fantasia e suspense, e o enredo um tanto diferente, com a mocinha condenada à morte e tendo que provar venenos. Na época acho que diziam que o romance dela era com o Valek, mas não tenho certeza.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gisele!
    Lembro vagamento de ter ouvido falar sobre esse livro na época do seu lançamento, mas acabei deixando passar. Li o comentário da Luna aqui em cima falando sobre a demora do lançamento do último volume e confesso que fiquei um pouco desanimada em saber que não publicaram os três livros em livro físico. A premissa me parece muito interessante, ainda que, pelo o que você falou, o foco seja mais romance do que aventura (tive a impressão de que mais aventura funcionaria bem no enredo).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi! Nunca tinha ouvido falar e adorei! Acho que também nunca li nenhum de fantasia com romance, acho que esse é o primeiro que leio sobre. Achei a premissa legal, e gostei da temática da fantasia, e de reinos e tudo. Parece ser bem encaixado e tudo. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá Gisele!!!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro admito até ler sua resenha e não minto que deu um certo bugue no meu cérebro, mas a gente releva.
    De todo modo o livro bateu aquela ou da atrás da orelha porque já que chama atenção por conta de GOT, então deve valer a pena.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu raramente leio fantasia então acho que esse seria o livro certo pra mim, porque amo romance hahaha então nada melhor. Eu não conhecia a obra mas já anotei a dica e espero ler assim que possível, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    esse livro já havia despertado minha atenção, eu até já tinha procurado saber mais sobre ele e suas sequências, vi algumas opiniões de divergentes e acabei adiando a possibilidade de leitura. Adorei conhecer seu ponto de vista, saber que sua experiência foi positiva, é um estímulo a mais para que eu venha a fazer essa leitura.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem??

    Bom quando a gente pega um livro que a leitura flui, né? Fantasia não está na minha lista no momento, culpa do George Martin, que "corrompeu" fatos históricos dizendo que ele criou aquilo da cabeça dele... Peguei preguiça de voltar a ler fantasia, mas vou guardar a referência.

    ResponderExcluir