[Resenha] Deslembrança


Livro: Deslembrança
Autor: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 250
Skoob: aqui
Comprar: Amazon
Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Nossa primeira resenha será sobre o juvenil Deslembrança. London, é uma adolescente que não se lembra de nada de seu passado. Amigos de infância, primeiras brigas, aniversários, nada. Suas memórias são do futuro. Ela lembra o que vai vestir amanhã ou o que acontecerá com sua melhor amiga. Até o início do livro, isso é o seu normal. Em uma sexta - feira que começou já estranha, ela se depara com um aluno novo que chama a sua atenção. Porém, ela decide tentar ignorar, já que não o vê no seu futuro, então não fará parte da sua vida. O que acaba sendo um terrível engano. Mesmo tendo ele como uma peça fundamental na sua vida, ela ainda não o vê nas suas lembranças do futuro, o que a deixa muito espantada. E a lembrança de um funeral começa a espanta - la cada vez mais.
"Eu me lembro do que ainda vai acontecer. Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou. Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanta faz, um dia vão se concretizar. Então, goste ou não - e eu não gosto -, vou me lembrar de estar em pé num gramado recém - aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. Vou me lembrar desse funeral...até que alguém morra. E, depois disso, ele será esquecido."
Essa é uma ideia excelente e aborda um tema as vezes tão rotineiro: o esquecimento. Quantas vezes paramos e ficamos tentando lembrar algo que ficou perdido no nosso inconsciente?! O livro é pequeno, trás uma leitura rápida, agradável dentro de um tema muito juvenil que é a escola. Apesar disso em certos momentos me vi perguntando se ia evoluir o livro ou ficar só no romance, o que não é premissa, o que piora no meio do mesmo. Os personagens deixam um pouco a desejar. O mocinho que é esquecido parece não ter vontade própria e vive cafungando ao redor de London. As vezes chega a ser um pouco irritante... Ao menos se discordasse um pouco dela eu aceitava hahaha A própria London parece bem acostumada, até demais com essa vida. Cara ela vê as coisas que vão acontecer, que tal surtar um pouco? Sim, pareço uma tia chata, deve ser coisa de idade hahaha
"Volto para a cama e apago as luzes pela segunda vez, pensando no garoto cujo primeiro nome eu não sei e me sentindo culpada por pensar nele quando existem coisas mais importantes no futuro."
 A edição é uma normal, tamanho básico, folhas amarelas, fontes bem legíveis, a capa bem bonita e de acordo com o tema, e o título em um azul cintilante lindo. Enfim, esse é um livro tarde tranquila de domingo, que você lê sem esperar nada além de uma simples viagem pelas palavras.


 



Postar um comentário

6 Comentários

  1. Olá, acho que essa foi a primeira resenha desse livro que li. Achei interessante essa coisa de a personagem sonhar com o futuro, nem sei como eu reagiria se fosse comigo. Certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Eu infelizmente quando fui realizar a leitura dessa obra não me senti atraída pela proposta da obra, e a história acabou por se tornar cansativa para mim, mas amo essa capa como também do segundo volume!

    Bjss, vem participar do nosso sorteio, serão 3 Ganhadores e um levará um livro surpresa da Ler Editorial!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  3. oie, não parece meu estilo de leitura. Não gosto muito de romances adolescentes, principalmente um que parece não proporcionar personagens tão bons. Achei interessante o dom da personagem, e que bom que é uma leitura ágil.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de histórias adolescentes e seus conflitos. Sempre acho que podemos aprender algo e as leituras são fluídas. Vou anotar a dica!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma história interessante de se ler, não conhecia o livro, vou anotar a dica.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    É uma pena quando os autores nos apresentam uma boa proposta mas se perdem no meio dela, é a sensação que tive lendo a sua resenha. Me parece que a autora se perdeu em sua própria proposta. É tão complicado quando os personagens não nos cativam... Confesso também que a premissa da obra não me é atrativa e por isso vou deixar a indicação passar.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir